-
Arquitetos: AMMA Agence Matthieu Merlier Architecture
- Área: 2000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Julien Lanoo, Thomas Duhamel, AMMA
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um dos principais desafios do projeto é criar um edifício compacto e eficiente, que atenda às questões ecológicas e econômicas atuais. O objetivo é garantir conforto de alta qualidade para todos os moradores, tanto no curto quanto no longo prazo. Escolhemos um edifício inteligente e compacto, com um design arquitetônico que permite obter uma habitação passiva, com conforto térmico máximo e leveza. A ideia é oferecer espaços amplos que se estendam para o exterior, garantindo conforto durante o ano todo, integrando vista, iluminação e ventilação natural. O projeto é pensado para ser radical e racional, mas também dinâmico, com um sistema de cortinas na fachada que se ajusta às necessidades dos usuários ao longo das estações.
A implementação do projeto é organizada de acordo com vários fatores contextuais, utilizando dois volumes habitados com formas simples e marcantes, alinhados com as divisas do terreno. Esses edifícios criam três espaços abertos no térreo. Essa disposição prioriza os espaços externos, considerando a orientação e o uso. O estacionamento fica ao norte, enquanto o jardim coletivo, que dá acesso a todos os apartamentos, está no centro do terreno. Esse jardim central, cheio de árvores, promove encontros entre os moradores. Além disso, o jardim ajuda a separar os dois edifícios e melhora a vista ao criar uma sensação de abertura visual.
A altura de cada edifício é ajustada para proporcionar muita luz natural a todos os apartamentos e para orientar os jardins privados e as varandas para o sul. O projeto também considera a cortesia urbana, garantindo que as vistas dos edifícios já existentes não sejam afetadas.
Essa estratégia urbana permite que os edifícios, com uma boa compactação, tenham todas as fachadas principais voltadas para o sul. Isso ajuda a aproveitar a luz solar do sul e a posicionar os quartos noturnos voltados para o norte. No verão, as varandas funcionam como toldos, reduzindo o aquecimento excessivo do edifício. No inverno, a profundidade das varandas permite que os raios de sol entrem mais no interior dos apartamentos, aproveitando o calor do sol para aquecer o edifício.